Unipec - RJ

Você está em:

História

Em 1960, com a mudança da Capital Federal para Brasília, surgiu o Estado da Guanabara e, os profissionais da contabilidade foram surpreendidos com a publicação da Lei nº2 de 02/05/60, que os proibia de exercer atividades junto a quaisquer repartições públicas, ficando estes exercícios a cargo de um advogado, um despachante ou o próprio interessado.

A reação foi imediata por parte de alguns escritórios que desfecharam memorável campanha contra esta lei. Como resultado, em setembro do mesmo ano, foi sancionada a Lei nº13, restituindo aos profissionais da contabilidade o direito inquestionável de acesso às repartições Estaduais e Municipais.

A luta contra a Lei nº 2 foi de grande valia, já que serviu para unir os escritórios de contabilidade em torno do Sindicato de Classe e o Conselho Regional de Contabilidade.

Inconformado com os últimos acontecimentos, Ary de Jesus Pereira, um contabilista com escritório no bairro de Rocha Miranda, uniu-se a outros 34 contabilistas que com muita garra e carinho, criaram a UNIPEC, destacando-se como sócios fundadores, que permanecem como divulgadores, colaboradores e incentivadores Irany Onofre Rodrigues e o escritório São Judas Tadeu (na época administrada por Floriano Francisco Dupret, hoje sob a responsabilidade de seu filho Edson Dupret, e Ex-presidente).

A inauguração aconteceu em 31/01/1964, conforme Ata de instituição, que se oficializou com o registro do Estatuto em 09/02/1965.

As reuniões se sucederam e alcançaram grande sucesso pelos freqüentes jantares, campeonatos de futebol entre os escritórios, festa natalinas e contatos proveitosos com autoridades públicas.

É de justiça ressaltar que na gestão Adelino Nogueira Fernandes a UNIPEC deu passos largos como entidade representativa dos escritórios. Sua sede veio para o centro da cidade e seu quadro social se espalhou por todo o Rio de Janeiro.

Os problemas passaram a ser discutidos, semanalmente, e as decisões publicadas no jornal “DUAS BANDEIRAS”.

A entidade continuou vivendo momentos inesquecíveis ao editar a “REVISTA DA UNIPEC” e manter uma coluna semanal na GAZETA DE NOTÍCIAS sob responsabilidade de Valmir Araújo Costa, fato que deu grande destaque político à sua administração por concorrer às primeiras eleições diretas no Conselho Regional de Contabilidade e a criação dos agentes regionais.

Na época, houve também a colaboração de outros escritórios, que cederam espaço para as reuniões semanais.

E, a UNIPEC não parou por aí! Ganhou fôlego, força e está até hoje presente nas lutas em defesa dos interesses da classe.

JORNAIS INTERNO E REVISTAS

Sempre na expectativa de defender e orientar os interesses dos profissionais da contabilidade no seu difícil exercício profissional, publicou Jornais internos, revistas e outras publicidades sempre no objetivo manter a divulgação da informação tão necessária.

Sede Própria

Em 1974, unindo-se à mesma, profissionais com grandes ideais e, hoje com grande destaque na história da UNIPEC, divulgaram-na mais ainda, inclusive dirigindo uma campanha para aquisição da compra da sede própria, o que ocorreu em 1984, contando com a contribuição de outros associados e colaboradores.

Destacaram-se nesta campanha os profissionais José de Oliveira Brum, Guilherme Romany Filho, Paulo Correa e Bernardo Rabinovich, saudosos e inesquecíveis Álvaro Rosas Madruga (Ex-presidente) e Olinda Motta Bottrel (Presidente de Honra) que, visitando vários escritórios contábeis, num trabalho árduo, arrecadaram o valor necessário para a aquisição da sede, ficando a cargo de Bernardo Rabinovich, também Ex-presidente e Olinda Motta Bottrel a escolha do imóvel e negociação com os ex-proprietários das salas 1109 e 1111 da Av. Presidente Vargas, nº1146, nossa atual sede própria.

Finalmente, em 29/08/84, a UNIPEC, numa festa brilhante, inaugurou sua sede própria.

GESTÃO NELMA BELO

Palavra da Presidente: Antes de tomar posse, comentei com o saudoso Ex-presidente Álvaro Rosas Madruga que, uma de minhas metas seria iniciar uma campanha para compra de outra sala e, em conseqüência, a ampliação da sede própria.

Como o mesmo tinha a mesma idéia e cumprindo o desejo de ambos, já como Presidente em 15/03/03, lancei a “Campanha do Tijolo”, título sugerido por ele.

Houve participação da maioria dos associados, contribuindo com destaque o Presidente do CRC-RJ Nelson Monteiro da Rocha; os advogados Rose Marie de Bom e Valério Lopes Toledo e, com grande relevância o Sescon-RJ, na pessoa de seu Ex-presidente José Augusto de Carvalho.

Este sonho foi concretizado com a aquisição de mais uma sala no mesmo prédio e andar, perfazendo o total de 3 (três) salas ºs 1109,1110 e 1111 a Av. Pres. Vargas 1146.

Estatutos

O 1º Estatuto foi aprovado em reunião no dia 09/02/1965, tendo sido registrado em 23/06/1965, sob o nº13769, no livro A-6 no RCPJ. Na continuidade dos anos foi sofrendo adaptações de acordo com as necessidades dos novos tempos. A 1º alteração se deu na gestão do Presidente João Cintra Ramos, sendo aprovada em Assembléia do dia 19/06/1972 e registrada em 29/06/1972, sob o nº30669 no livro A-12.

Em 1985, uma nova atitude viria a mudar a história da entidade. Visando abranger um maior número de associados, contabilistas como Nelson Gorin, entre outros, propuseram a mudança do nome da entidade. Aos 21 dias de agosto daquele ano, a entidade passaria, então a se chamar União dos Profissionais e Escritórios de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro – UNIPEC.

Dentro deste processo evolutivo, uma segunda alteração no estatuto se fez necessária 15 anos depois da primeira, na data de 01/12/87. A presidência estava sob gestão de Álvaro Rosas Madruga.

Doze anos se passaram. Muita coisa mudou. As vésperas do atual milênio, um tempo onde a cada dia se concretizavam significativas mudanças estruturais no âmbito governamental. Precisando estar atentos a esta evolução. Mantendo o compromisso de adequar a UNIPEC aos novos tempos, desenvolvendo estudos para alterações na organização da entidade, claro que mantendo a finalidade de sua fundação e garantindo sua preservação, foi feita a última alteração do estatuto em 08/11/00, na gestão da Ex-presidente Damaris Amaral da Silva, para atualização e modernização da estrutura da UNIPEC.

Em 2016 com retorno da presidente Damaris Amaral da Silva foi desenvolvido um novo estudo para adequação ao Estatuto ao novo Código Civil Lei 10.406/2002 e adequação a novo momento da associação na aplicação do seu objetivo. Em 14/06/2016 conforme ata da Assembleia foi aprovado o novo estatuto que se encontra em processo de registro.

Quando a UNIPEC completou 40 anos foi editado um breve historico, da entidade e vários UNIPEQUIANOS se expressaram, reunindo o que representa a associação para cada um.

"Um berçário de bons profissionais e empresários contabilistas."

Guilherme Tostes

"Unipec é um espaço onde pessoas se reúnem de forma democrática para soluções de objetivo comum, promovendo crescimento profissional."

Diva Maria de Oliveira Gesualdi

"Todo contabilista ao concluir o curso, seja de Contador ou Técnico deveria passar pela Unipec e depois ir ao mercado de trabalho."

Prof. Luiz Francisco Peyon

"A Unipec é um curso de Pós graduação constante."

Adilson Felix

"A Unipec é a união que nos impulsiona a realização profissional com sucesso."

Damaris Amaral

"Com ética e solidariedade deixamos de ser “concorrentes” para sermos “parceiros” visando o aperfeiçoamento na profissão e engrandecimento da classe."

Edson Dupret

"UNIPEC é a fonte do Saber."

Neide Peres Ferreira

"É o point de encontro dos contabilistas, onde debatemos tudo que interessa a categoria."

Vitoria Maria da Silva

"Se a família é a base da vida de um ser humano, a Unipec é a base de uma vida profissional bem sucedida."

Ana Lucia Simas